quinta-feira, 31 de março de 2011

Avaliação

     Estou na graduação de pedagogia há um ano e nesse período tenho me deparado com alguns tipos de professores, sendo uns adeptos da avaliação escrita como foi o caso do semestre passado.
     Tal avaliação fora uma prova cuja as questões eram sobre a  2º parte de um livro. Achei as questões confusas e a prova corrigida não foi entregue aos alunos. E para que quem quisesse vê-la teriam que vê-la na mesa do professor, porém a prova, pelo menos na minha, não havia nenhuma observação que pudesse me acrescentar algo, já que segundo o professor, os critérios de avaliação usados foram a participação, a frequência em aula, o seminário e a prova. Entretanto, esses critérios não foram aplicados a todos os alunos.
    Por outro lado cursei períodos com professores que eram adeptos do acompanhanhamento da evolução do aluno através de algumas atividades como: fichamentos, seminários, participação do aluno, frequência, produção de textos referente ao assunto discutido em sala de aula; ou seja, todos esses critérios tinham como acompanhamento do professor, as obervações e os erros cometidos pelos alunos, além de corrigi-los e melhorá-los.
     Desta forma, não acho interessante quando o professor se prende somente a prova como um método eficaz de avaliação. Provas deveriam ser um princípio de aprimoramento da qualidade de ensino e não simplesmente a única maneira avaliá-lo, pois acaba sendo visto por parte do aluno como uma ameça. A concepção de avaliação traz a ideia de medir o que o aluno "sabe" ou "não sabe", ou seja, uma espécie de fita métrica do conhecimento; o que não é verdade, já que um método eficaz procura diagnosticar e detectar o erro para assim encaminhar da melhor forma possível a aprendizagem e o rendimento do aluno. 

2 comentários:

  1. Bia, você colocou algumas ideias bem interessantes. A reflexão aponta para a compreensão de que é necessário pensarmos em formas alternativas de avaliação, principalmente, na formação de professores. Para que possa aprimorar esta reflexão, faço algumas sugestões:
    1. Ampliar a reflexão: Quais eram os critérios para avaliação de cada uma das atividadades? Qual era a nota atribuída? Como foram feitos os retornos do professor em relação ao seu desenvolvimento, a sua produção, a sua compreensão do assunto? Havia comentários? De que forma os comentários ajudavam na melhoria da atividades e na melhor compreensão dos conhecimentos? A avaliação ajudou você a perceber seus avanços na apreensão dos conhecimentos relativos às disciplinas?
    2. Faça uma revisão de construção do texto: há alguns períodos confusos, faltando palavras; observar a pontuação adequada; verificar a concordância, etc.
    Veja alguns trechos que precisam dessa revisão:
    "Estou [me] graduando [em ] pedagogia ha um ano e [uso de vírgula] nesse percurso [período], me deparei [tenho me deparado ] com alguns tipos de professores [falta uma conexão mais adequada aqui] uns adeptos [da] a avaliação escrita [uso de vírgula]outros preferem acompanhar a evolução.[explicar melhor o que quer dizer com "evolução"...]

    Nos outros parágrafos, também, há alguns probleminhas dessa natureza.

    Assim que fize a revisão e acrescentar os tópicos, me avise. Ok?

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Bia, seu portfólio está muito bonito!! Muito bacana! Coloque os propósitos e os descritores nele.
    Aos poucos, você irá acrescentar mais elementos, deixando-o a sua cara!! Parabéns!

    ResponderExcluir